Quantas Horas estudar por dia?

Rate this post

Quantas Horas Estudar para Concurso Público ou Vestibular

Existe mesmo uma quantidade de horas de estudo por dia, ideal para passar em um concurso público ou vestibular?

De certa forma existe, sim!

Estude todo o tempo que tiver disponível, de modo a manter a sua boa saúde física e emocional para aprender, memorizar e chegar até o momento das provas cheio de recursos.

Horas de Estudo – O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS

Curso A Fórmula da Aprovação para Concurso, de Leandro Lima.Leandro Lima, especialista em concursos público e fundador do site Tudo Sobre Concursos, demonstra em seu curso A Fórmula da Aprovação como se preparar para concursos com duas horas diárias de estudo.

Ele mesmo foi aprovado em 22 concursos com essa carga horária de estudo, na época, conforme seu comentário, “conciliava jornada de trabalho, tempo na condução e a preparação para os concursos em que fui aprovado”.

 

Renato Alves em Seu Curso Estudo MemorizaçãoRenato Alves, mnemonista e recordista brasileiro de memória, em seu curso de memorização, fala que estatísticas indicam que candidatos a concursos públicos ou vestibular estudam de três a oito horas diárias.

 

 

 

 

 

Alberto Dell’isolaAlberto Dell’isola, também mnemonista, expressa em seus livros a opinião de que a quantidade de horas de estudo deva ser a quantidade de horas adequadas a manutenção da sua saúde física e mental.

“Sem boas condições de saúde não há como memorizar o que foi estudado e aprendido”, complementa.

 

Cláudio Moura CastroCláudio Moura Castro, economista e professor, em seu pragmático livro “Você Sabe Estudar?”, aborda a questão de outra maneira, através de uma proposição e de uma pergunta direta:

“Faça um levantamento do tempo que você gastou estudando nos últimos sete dias.”

“Diante das suas ambições de carreira, esse tempo de dedicação parece o suficiente?”

E então, o que você me diz?

Como Estudar para Concurso é mais relevante do “Quanto Estudar”

Num exame mais detalhado percebemos que a quantidade de horas de estudo é uma questão secundária frente a como se organizar para estudar.

Nisso os especialistas sobre métodos de estudo são unânimes!

Naturalmente que as carreiras mais concorridas em concurso público e vestibular, demandam mais horas de estudo em decorrência da grande quantidade de conteúdos cobrados em provas.

No entanto, de nada adianta estudar 14 horas por dia sem organização, sem método de estudo e memorização, sem um plano de estudo e ainda, sem conhecer as características das provas que irá enfrentar.

O Que Estudar para Concurso X Quantidade de Horas de Estudo

Conhecer características e tendências das bancas examinadoras das provas do concurso público e vestibular, esmiuçar editais anteriores e atuais, ouvir especialistas é imprescindível para estudar com produtividade e objetivo.

Não há como cobrar em provas todo o conteúdo programático publicado em um edital de concurso público.

Há disciplinas básicas e de conhecimento específico que são cobradas em todas os editais de um concurso.

Mesmo para essas disciplinas é possível acompanhar, através de sites especializados, quais matérias ou tipos de questões são recorrentes nos editais.

Outras disciplinas do conjunto de um concurso público são “flutuantes”, são mais ou menos cobradas em decorrência de alterações, por exemplo, na legislação, em decorrência de novas competências exigidas para o exercício do cargo etc.

Por isso, estudar todo o conteúdo programático de um edital pode não ser produtivo.

A quantidade de horas disponíveis para estudar devem ser utilizadas de forma objetiva com o conteúdo mais provável de vir a ser cobrado em provas.

No artigo EDITAL AUDITOR FISCAL – O que Estudar para próximo Concurso, você encontra um exemplo prático de como acompanhar o que é mais provável cair numa prova.

Conclusão – Quantas Horas Estudar

Certamente, muitas outras variáveis podem determinar e responder a questão de quantas horas estudar para concurso público e vestibular.

Isso depende também de uma avaliação pessoal de objetivos e de quanto estamos dispostos a nos dedicar para criar as condições necessárias para alcançá-los!

Aguardo que este breve artigo tenha contribuído para desmistificar o mito da quantidade de horas de estudo como regra rígida, determinista.

Para que você possa estudar da melhor forma e aproveitar o máximo as suas horas de estudo para alcançar os resultados que deseja.

Aula Gratuita: Os Fundamentos da Aprovação para Concursos em 5 Passos Simples, de Renally Leal.

Aula Gratuita da Renally Leal - Concurseira ProfissionalA Renally Leal é Servidora Pública Federal e Concurseira Profissional, foi aprovada em vários concursos público.

Ela já ajudou centenas de pessoas a também passar em concursos públicos.

Acesse para assistir essa aula gratuita sobre os fundamentos da aprovação em concurso público.

 

Gerson Medeiros

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.