O Que é PNL

O que é PNL? Sigla para Programação NeuroLinguística: Conjunto de Técnicas Comportamentais Que Proporcionam Melhores Recursos e Estados Emocionais

Para responder “o que é PNL” é necessário compreender que o cérebro registra uma quantidade gigantesca de informações que influenciam comportamentos, estados emocionais, sem temos consciência disso.

A PNL promove mudanças comportamentais e de estados emocionais para obtermos melhores resultados em praticamente todas as manifestações e experiências humanas.

Isso é possível porque com as técnicas de PNL podemos compreender e aplicar o mecanismo cerebral ao nosso favor de maneira intencional.

Fisiologia do Cérebro

Tudo que nós vemos, ouvimos, as sensações de tato, olfato e paladar, além de sentimentos e emoções são registradas em nosso cérebro.

Normalmente só temos consciência, ou seja, somente conseguimos dirigir a nossa atenção consciente para alguns poucos eventos por vez.

No entanto, recebemos e registramos milhões de informações sem nos darmos conta desse processo.

Os comportamentos que manifestamos, os estados emocionais pelos quais passamos são influenciados por significados que damos, mesmo inconscientemente, às experiências vivenciadas e registradas em nosso cérebro.

Sabendo disso, como atribuímos significados e principalmente, como escolher o estado e o comportamento que queremos manifestar, podemos obter melhores resultado em praticamente tudo o que fazemos.

Criadores da PNL

Feita essa introdução sobre o que é PNL, podemos recorrer ao que diz Dr. Richard Bandler, co-criador da PNL (junto com John Grinder) (em tradução livre):

Richard BandlerO que é PNL, por Richard Bandler:

“Modelo de comunicação interpessoal essencialmente preocupado com a relação entre os padrões de sucesso de comportamento e as experiências subjetivas, em especial aos padrões de pensamento”.

E também,

“Um sistema de terapia alternativa com base no modelo citado, que visa ensinar as pessoas a desenvolverem autoconsciência, comunicação eficaz e mudar seus padrões de comportamento mental e emocional”.

John Grinder - Co-Criador da PNLJohn Grinder, co-criador da PNL.

Atualmente realizar seu trabalho de forma independente através do que chama de Novo Código PNL.

O SIGNIFICADO DE PNL

PNL ou Programação Neurolinguística em síntese muito simplificada é um método para influenciar o comportamento do cérebro para manifestar comportamentos novos e melhores.

Programação neste caso, refere-se a recodificação da forma como o cérebro ( Neuro ) responde a estímulos.

Isso se dá através do uso da linguagem ( linguística ) e outros tipos de comunicação.

Padrões de Pensamento e de Comunicação

Para compreender a importância dos padrões de pensamento e da comunicação interna e interpessoal, acompanhe este curto vídeo sobre a fisiologia da ansiedade:

Os padrões de pensamento têm sua origem nas representações internas dos registros que realizamos das experiências vivenciadas.

Tanto o processo de registro das experiências, quanto o processo de recuperação desses registros no cérebro estão sujeitos a três filtros.

Devemos compreender esses filtros somente como um mecanismo que deixa passar apenas uma parte do que é vivenciado, sem atribuir qualquer juízo de valor negativo ou positivo.

Há contexto em que os filtros podem afastar a realidade percebida da realidade objetiva.

No entanto, há contextos em que os filtros nos auxiliam em objetividade, concentração e a manter o foco no que é essencial.

Omissão.

Partes da experiência são parcial ou totalmente eliminadas ou omitidas da experiência como um todo.

Aspectos visuais, táteis ou diálogos deixam de ser registrados total ou parcialmente nas representações internas.

Omissões são também identificadas em comunicações como, por exemplo:

“Estou muito irritado” (com o quê, com quem?)

Generalização.

Um elemento individualizado da experiência passa a representar toda uma categoria ou grupo.

Por exemplo, e só um exemplo: alguém diz que TODOS os cachorros são perigosos porque quando criança ela foi mordida por UM cachorro.

Outro exemplo, quando aprendemos a dirigir um carro e compreendemos como realizar as trocas de marchas, nos tornamos hábeis a dirigir outros carros também!

Distorção:

A realidade percebida é representada de maneira diferente, incorreta ou limitada em relação a realizada objetiva.

Como consequência disso, a representação interna (total ou parcial) da experiência pode ser excessivamente simplificada ou fantasiada.

Exemplo de comunicação que pode conter distorção da realidade objetiva:

“O gerente está de cara feia, está bravo comigo” (Por que acha que é com você? Cara feia? Como é uma “cara feia”?)

Como mudar padrões de pensamento através da PNL

Em nosso artigo PNL. Por que Conhecer e Praticar? abordamos alguns modelos e técnicas de PNL que nos ajudam lidar com diversas situações para obter melhores resultados.

Alterações nos padrões de pensamento implicam em mudanças de comportamento e de estado.

Para mudar padrões de pensamento limitantes a PNL propõe “desfazer” omissões, generalizações e distorções da comunicação da pessoa que relata a experiência vivida.

É comum ouvirmos em PNL a expressão “enriquecer o mapa”.

CONCLUSÃO

Encontramos inúmeras explicações e definições para O QUE É PNL, isso se deve ao fato da grande abrangência da Programação Neurolinguística.

Ela pode ser entendida como uma ferramenta de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e realmente é cumpre com sucesso essa função.

Como pode ser aplicada como uma terapia alternativa, complementar ou não a outras condutas terapêuticas.

E há quem diga que “PNL é o manual do proprietário” (*) no caso, manual do cérebro humano!

(*) Pena desconhecermos a autoria da excelente frase!

Informações Sobre CURSO DE PNL

Entre em contato para receber informações e datas da próximas turmas do Curso de PNL.

Agradeço por Seus Comentários e Compartilhamentos!

Gerson Medeiros

Summary
Review Date
Reviewed Item
O que é PNL
Author Rating
51star1star1star1star1star

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.