O Que Cai Em Concurso Público – Como Pesquisar

Rate this post

Estudar de Forma Eficiente O Que Cai Em Concurso Público é o Caminho da Aprovação

Aprender a identificar os assuntos mais cobrados em provas de concurso público é um dos principais fatores para uma preparação eficiente, pois permite estudar com foco o que é importante no edital.

Identificado o que cai na prova do concurso público, ou seja, o que estudar para concurso publico, é necessário saber (aprender) estudar de forma produtiva através de métodos e técnicas de estudo e memorização voltados para concursos.

Com essas técnicas podemos aprender mais em menos tempo, fixar na memória o que aprendermos e superar as dificuldades mais recorrentes de concurseiros sobre planejamento, concentração e revisões.

Essas são algumas das ideias defendidas pela concurseira profissional Renally Leal, Servidora Pública Federal, no cargo de Oficial de Justiça do Tribunal Regional Federal da 5a. Região, em João Pessoa – PB.

A Renally Leal já foi aprovada e nomeada em vários outros concursos públicos de alta concorrência, com pouco tempo para estudar, aprender a pesquisar o que cai em concurso público é fundamental para ser competitivo, como ela explicou em um recente webnario resumido de forma livre neste artigo. Acompanhe!

“É humanamente impossível estudar, fixar e revisar todos os assuntos de um edital, é muita coisa não tem como e na ânsia de tentar estudar tudo você acaba atropelando coisas que não podem ser atropeladas como assuntos importantes, resumo, revisão. E aí o que acontece?

Ou você não consegue se preparar a tempo ou faz um estudo sem qualidade e na hora da prova pode até lembrar do assunto, mas não consegue resolver as questões” Renally Leal – Webnario.

COMO DESCOBRIR O QUE É REALMENTE RELEVANTE NO EDITAL?

Primeiro é preciso ter consciência que a maioria dos assuntos de um edital não são cobrados de fato na prova, assim estudar o edital inteiro e tratar todos os assuntos com a mesma importância é totalmente ineficiente.

Você perde muito tempo porque somente uma pequena parte dele realmente cai“, afirma Renally em seu webnario.

Então, o que estudar para concurso publico?

Identificar e selecionar os principais assuntos do edital é a etapa necessária para que você possa priorizar e estudar o que cai na prova do concurso, assim é possível estudar e fixar na memória o que é mais importante.

Segundo Renally Leal, “Você precisa concentrar a sua energia naquilo que vai te gerar o resultado que você quer (aprovação no concurso)”, pois “Passa em concurso quem acerta mais, não quem sabe mais, então seu foco tem que ser direcionado para isso” – Aula Online Gratuita!

Levantar os assuntos mais relevantes de um edital envolve várias etapas, esquematicamente, você pode começar a aplicar imediatamente.

Etapas para Pesquisar o que é Importante no Edital

  • Análise de provas anteriores.
  • Confrontar editais atual e anteriores.
  • Perfil da banca examinadora através questões resolvidas.
  • Correlação de assuntos cobrados com o cargo escolhido.
    • Assuntos sobre o cargo têm mais chance de cair, por exemplo, inquérito policial para concursos policiais.
  • Fonte de estudo suficiente para resolver as questões do concurso.
    • Sinópses, doutrinas, leis ou jurisprudências.
  • Grau de dificuldade das questões, ajuda definir o material adequado e nível de aprofundamento.

Com esses dados analisado é possível identificar quais são os assuntos de alta, média e baixa prioridades com grande margem de precisão.

Isso permite saber por onde começar a estudar e onde deve manter o foco na preparação para o concurso.

E assim, conhecer aquele pequeno percentual de assuntos que têm grande probabilidade de cair na sua prova.

Esse é o caminho seguro para direcionar a sua preparação e reduzir bastante a quantidade de assuntos que precisam de fato ser estudados.

Esse é o primeiro pilar para uma preparação realmente eficiente que pode gerar resultados muito rápidos, conforme a experiência da própria Renally Leal, que virou o jogo e começou a obter aprovações ao iniciar sua preparação pesquisando primeiro o que cai em concurso públicos.

MATÉRIAS BÁSICAS PARA CONCURSO

As matérias básicas para concursos públicos são Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, Direito administrativo, Direito constitucional e Informática.

Essas disciplinas são cobradas em quase todos os concursos e podem (devem) ser estudadas antes mesmo da publicação do edital.

Gramática, interpretação de texto e redação são os temas mais recorrente em provas de Português.

Temas como equações de 1º e 2º grau, proporção, razão, análise combinatória e questões de lógica são os mais cobrados em provas de Matemática e de Raciocínio Lógico.

Segundo Lia Salgado, Fiscal de Rendas do Município do Rio de Janeiro, especializada em concurso público, afirma sobre Direito Constitucional e Direito Administrativo, que:

Não à toa esses são os ramos do direito mais cobrados nos concursos” Lia Salgado, em seu Blog.

E justifica ao explicar que Direito Constitucional trata “da Constituição, a lei maior do país e define limites e parâmetros para todas as outras leis”. Lia Salgado.

Lia Salgado defende que candidato a concurso público deve ter sempre à mão a Constituição Federal (direito constitucional) e os textos das leis 8.112 e 8.666 (direito administrativo) que regem respectivamente, Estatuto dos Servidores Públicos Federais e  Licitações e Contratos.

Já no site Tudo Sobre Concursos as matérias básicas para concursos encontram-se organizadas por área / concurso.

Área Fiscal, formação nível superior, matérias básicas: Português, Raciocínio Lógico, Matemática Financeira, Contabilidade, Estatística, Economia, Inglês, Informática, além de Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário.

Polícia Federal, formação nível superior, matérias básicas: Português, Raciocínio Lógico, Matemática Financeira, Contabilidade, Economia, Administração, Redação, Informática e matérias de direito, como Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal e Direito Processual Penal.

Área dos Tribunais, formação nível superior, Matérias básicas para concursos: Português, Matemática, Raciocínio Lógico, além de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Processual Civil.

Polícia Civil, formação nível médio, são matérias básicas para concursos da Polícia Civil: Português, Raciocínio Lógico, Matemática, História, Geografia, Atualidades, além de Informática.

SÓ SABER O QUE CAI NA PROVA NÃO BASTA!

Em seu webnario a Renally Leal contou sua trajetória até o atual cargo público federal.

Exemplificou erros comuns de concurseiros iniciantes ao mais adiantados (incluindo ela mesma) e como conseguiu ajudar outras pessoas a também obterem aprovações em concursos públicos.

COMO SE ORGANIZAR PARA ESTUDAR COM EFICIÊNCIA O QUE CAI NA PROVA

Depois de saber quais são os assuntos mais cobrados é preciso aplicar técnicas de aprendizagem acelerada na sua preparação, isso é o que vai te permitir compreender e fixar tudo o que você estuda.

Lembre-se que você tem um concurso pela frente e mesmo sem ter uma data prevista você deve dominar os assuntos mais importantes (mais cobrados) antecipadamente ao novo edital.

APRENDIZAGEM ACELERADA

A Renally Leal destaca três fatores importantes para o que ela chama de Aprendizagem Acelerada:  REVISÃO, RESUMO e RESOLUÇÃO DE QUESTÕES.

É a execução dessas três atividades de forma correta e sistemática que permite compreender e fixar tudo o que se estuda até a hora da prova.

Vamos acompanhar em detalhes o que ela ensinou no webnario.

REVISÃO – PARA FIXAR NA MEMÓRIA O QUE FOI APRENDIDO

CURVA DE ESQUECIMENTO

FIXAR CONHECIMENTO DEPENDE DE REVISÃO ADEQUADA

Então para retomar o conhecimento a níveis superiores é necessário revisar, é esse o grande diferencial para se preparar para concurso público que leva à aprovação.
A revisão correta permite a retenção do que foi estudado por meses, de modo que o conhecimento esteja disponível, acessível até a horas das provas.
“Você precisa manter o que já aprendeu” (Renally), existem métodos eficazes para isso!
Muita gente erra por priorizar assunto novo, isso de nada adianta se há o esquecendo o que aprendeu, não vai trazer resultados positivos na hora da prova.
Sem revisão correta “a pessoa pode até lembrar do assunto, mas não consegue acertar as questões“,  enfatiza Renally.

REVISÃO NÃO É RELEITURA, É PRECISO PROCESSAR CONHECIMENTO

Simplesmente reler tudo que já estudou, mesmo que de forma mais rápida como muitos fazem é totalmente ineficiente, com essa atitude não se processa informações em conhecimento.
Você deve revisar os seus resumos.

RESUMOS – CONTEÚDO ESTUDADO E APRENDIDO

Resumir é Sintetizar Conhecimento para Revisões.

Resumir um conteúdo estudado com objetivo de aprendizado e que sirva posteriormente para revisões não pode se limitar a simples transcrição de texto de forma sintética, encurtada.
Neste ponto a Renally Leal explica:
Toda seção de estudo tem que ter como objetivo fazer o seu material de revisão (RESUMO) que vai ser usado em todas as suas revisões daqui para frente“.
Depois do primeiro estudo bem feito e do seu resumo pronto você não volta mais para o livro“.
Resumir de forma rápida e correta é essencial para que se possa revisar com alta frequência e não se esquecer do que estudou, somente assim é que se consegue alcançar o nível de acertos necessário para aprovação em concursos públicos.

COMO FAZER RESUMOS

Os resumos devem ser produzidos com os materiais adequados enquanto você estuda, existem vários materiais que podem ser produzidos e alguns tipos são mais adequados de acordo com o que está sendo estudado.
Lembre que não estamos falando de transcrever texto de forma reduzida, isso não é resumo, só se perde tempo e não serve para fixação de conteúdo.

OS MELHORES MATERIAIS PARA RESUMO

Flashcard, Mapas Mentais e Resumos Comprimidos

Esses três tipos de materiais, flashcards, mapas mentais e resumos comprimidos, segundo Renally Leal possuem tudo o que é necessário: facilitam a compreensão, proporcionam memorização e são concisos.

Memória de Longo Prazo - Renally Leal

Isso porque reduzem grande quantidade de conteúdo em poucas palavras, também usam palavras-chave ou desenhos com gatinhos de memória.

GATILHOS DE MEMÓRIA

Gatilhos de Memória são mecanismos que nos permite recuperar da memória o conhecimento aprendido e armazenado em nosso cérebro.

Os gatilhos de memória podem ser na forma de palavras-chave, imagens e até mesmo sentimentos ou sensações.

Todo conhecimento adquirido é armazenado na memória.

Muitas pessoas que se queixam de “falta de memória” não conseguem recuperar suas “lembranças” por falta de gatilhos de memória, intencionalmente, associados as essas informações armazenadas.

Como exemplo da enorme capacidade de recuperação de informações de um gatilho de memória, a Renally Leal exibe uma foto das Torres Gêmeas no atentado de 11 de Setembro nos U.S.A.

Muitas pessoas serão capazes de se lembrar, por exemplo, onde e com quem estavam, data, horário,  local, entre vários outros fatos com riqueza de detalhes.

Isso acontece quando você utiliza os mecanismos certos no seu cérebro, combina vários gatilhos de memória e revisa essa informação várias vezes, armazenando assim tudo isso na sua memória de longo prazo.

Sabendo disso, a Renally Leal enfatiza:

“É exatamente esse processo que você deve fazer para alcançar um alto nível de memorização dos assuntos cobrados a sua prova”

Com os RESUMOS comprimidos, MAPAS MENTAIS e FLASHCARDS que utilizam palavras-chave e desenhos para acessar o conteúdo guardado é possível acessar muita informação com eficácia … e no momento que quiser” Renally Leal

RESUMOS COMPRIMIDOS – PALAVRAS QUE EVOCAM INFORMAÇÕES

Os resumos comprimidos são os melhores por serem rápidos para produzir, tanto quanto para revisar, destaca Renally Leal.

Esse é o princípio de uma preparação eficiente, identificar os assuntos importantes que que caem na prova (editais), criar resumos rápidos de fazer e revisar e revisar os resumos várias vezes até fixar na memória de longo prazo ou até a hora da prova.

MAPAS MENTAIS – DESENHOS E ESQUEMAS ASSOCIADOS A PALAVRAS.

Os Mapas Mentais são um tipo de diagrama que permitem melhor memorização, organização e representação de informações para os processos de aprendizagem.

Criado por Tony Buzan, reconhecido como autoridade mundial sobre aprendizagem, memória e uso do cérebro.

FLASHCARDS – PALAVRAS E DESENHOS

Um dos estilos mais usuais de flashcards é o de cartões de papel com perguntas de um lado e respostas no verso, existem inúmeros aplicativos para web e smartphone também.

O principio do flashcard é você utilizar uma pergunta, palavra ou imagem como desafio, tentar responder como você se recorda, por já ter estudado a questão e depois conferir a resposta no verso.

Ao criar você mesmo os seus flashcards já ganha em aprendizado e a frequência de revisão ajuda na fixação do conhecimento na memória de longo prazo.

PREPARAÇÃO EMOCIONAL

Além de todo preparo técnico que envolve conteúdos a serem estudados, métodos e técnicas de estudo e memorização direcionada a concursos públicos é peça chave para a aprovação a preparação emocional.

É necessário desenvolver Inteligência Emocional para ajustar a sua mentalidade para aprovação.

Quanta gente você conhece que estuda e se dedica com afinco e na hora da prova é reprovado em função do seu estado emocional.

Ou pessoas que sabem o que precisam fazer e não conseguem implementar e desistem no meio do caminha da preparação e acabam perdendo oportunidades na carreira pública.

Muitas vezes essas pessoas nem entendem o que acontece, isso não tem nada haver com inteligência intelectual e sim a falta de equilíbrio e de preparo emocional para enfrentar a preparação e buscar aprovação no concurso que almeja.

Com as ferramentas certas aliadas as estratégias de estudos corretas, qualquer pessoa pode atingir a condições necessárias para ser aprovado num concurso público.

O QUE FAZ DIFERENÇA PARA SER APROVADO EM CONCURSO PÚBLICO

A Renally Leal conta que ela mesma só começou a ser aprovada em concursos depois que compreendeu o que faz a diferença e sintetiza:

  • Não é a Inteligência
  • Não é o tempo de estudo
  • Não é o material de estudo

A DIFERENÇA É A ESTRATÉGIA.

E fecha esta parte do webnario com a definição do que para ela faz a diferença para ser aprovado em concurso público:

São as técnicas aplicadas de forma lógica e coerente dentro de uma estratégia que deixam os caminhos muito mais simples e podem acelerar de verdade a sua aprovação“. Renally Leal.

AS CINCO FERRAMENTAS MAIS PODEROSAS PARA CONCURSO PÚBLICO

Renally apresenta as cinco ferramentas mais poderosas que você poderá aplicar já na sua preparação e verificar novos resultados e transformar suas metas de aprovação em um objetivo real.

CONSTRUÇÃO DO SEU EDITAL GUIA

Você deve construir seu próprio edital guia para identificar os assuntos do edital e classificá-los em média, alta ou baixa prioridade.

A partir disso você saberá por onde começar e os assuntos mais importantes, servindo como uma bússola muito assertiva para guiar a sua preparação.

Ao fazer o seu edital guia você aprende muito é a oportunidade de se aprofundar na análise da sua banca, isso é muito valioso e traz muito mais resultados do que comprar editais guias prontos.

RESUMOS RÁPIDOS E EFICIENTES

O objetivo é conseguir reduzir grandes quantidades de conteúdos em poucas folhas, pois isso permite você avançar rapidamente e revisar muitas e muitas vezes e garantir que você se lembre de tudo até a hora prova.

REVISÃO

Revisão é peça chave de preparação, “sem revisão não há aprovação” como diz a Renally Leal.

É a revisão correta que faz com que a sua sessão de estudo renda até a prova.

Existem muitas metodologias de revisão, você pode começar revisando toda a semana até a prova.

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

Essa ferramenta é um roteiro de estudos baseado em questões, resolver questões lhe permite avançar em dois quesitos de uma preparação eficiente:

Você descobre padrões da banca, por exemplo, qual é a fonte de estudo correta para cada assunto, há casos em que a doutrina resolve, outros basta ler, outros a sinopse resolve.

Ler e estudar todas as fontes para todos os assuntos nós já constatamos que é desnecessário, “você não precisa estudar além do que é cobrado no concurso”, afirma Renally Leal.

Renally ainda reforça, “lembre-se quem passa em concurso é quem acerta mais e não quem sabe mais“.

Para acertar mais você precisa ser estratégico, se concentrar nos assuntos mais cobrados e ao constatar o aumento do nível de acertos das questões terá um sinal claro de que está no caminho certo para a sua aprovação.

PLANEJAMENTO DE ESTUDO SEMANAL

O Planejamento de Estudo Semanal é uma ferramenta importantíssima para você distribuir os assuntos prioritários, agendar as suas revisões e acompanhar o seu progresso de modo a avaliar cada etapa da sua preparação.

Todas essas ferramentas integradas de forma lógica deixa a sua preparação mais simples de executar.

OS 5 PASSOS PARA APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO

O webinário da Renally Leal além de responder como pesquisar O Que Cai Em Concurso Público, apresentou detalhadamente o método de estudo que ela mesma utilizou para ser aprovada em vários concursos públicos.

E para fixar na memória o roteiro essencial para aprovação em concurso público, a Renally Leal sintetiza o tema em cinco passos:

#1 MIRE NO ALVO CERTO

Defina um cargo, uma banca ou linha coerente de cargos, isso permite atingir até 70% de similaridade nas matérias cobradas.

Quem estuda para muitos cargos, não se prepara para nenhum“, Renally Leal

Passou no primeiro cargo, aí então, você pode mirar no próximo já na confortável condição de aprovado!

#2 ANÁLISE DE EDITAIS, PROVAS E BANCAS

Analise os editais, provas e bancas para encontrar o que é mais cobrado, os assuntos mais importantes.

Com isso você ganha tempo, foco, produtividade e se prepara de forma estratégica.

# 3 PLANEJAMENTO

Com ele você vai organizar o seu roteiro de estudo, revisões e vai distribuir tudo o que você precisa priorizar.

Esse planejamento adequado e ajustado a sua realidade vai lhe dar o poder de cumprir as suas metas.

#4 EXECUÇÃO

Depois de escolher o cargo, analisar a banca, estudar os editais e fazer o seu planejamento é hora de entrar em ação com roteiro baseado em questões, fazendo os seus resumos e suas revisões.

#5 AVALIAR O SEU DESEMPENHO

Você só sabe para onde está indo e se está se a sua estratégia está dando certo, se você avaliar os seus estudos.

Se você assimilar esse roteiro você já sabe o que precisa fazer para ser aprovado! Renally Leal.

Quem é Renally Leal no Mundo dos Concursos Públicos

Renally Leal - O que Cai em Concurso Publico

Servidora Pública Federal, aprovada em terceiro lugar para o Cargo Oficial de Justiça Avaliador Federal.

Segundo lugar para Delegada de Polícia Civil.

Duas nomeações para o Cargo Delegada de Polícia.

Ajuda pessoas que buscam Aprovação em Concurso Público através do seu método de estudo, com o qual ela mesma foi aprovada em vários cursos.

 

O Aprender Memorizar agradece Renally Leal por compartilhar seus conhecimentos e sua experiência através do conteúdo deste excelente webnario transcrito de forma livre neste artigo.

Assista Também a Aula Online Gratuita: Fundamentos da Aprovação para Concursos em 5 Passos Simples. Acesse por Aqui!

Muito Sucesso!

Aprender Memorizar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.